Os diferentes tipos de telhado

 

Ao caminhar pelas ruas da sua cidade, você irá observar os diferentes tipos de telhado que cobrem as casas. Não há dúvida de que a escolha da estrutura é uma das etapas mais importantes na construção ou reforma de um imóvel. Mas como selecionar o modelo ideal para o seu projeto?

 

Uma escolha realizada sem conhecimento ou de forma precipitada pode comprometer a qualidade do imóvel, ocasionando problemas como infiltrações e goteiras. Portanto, é preciso conhecer as opções disponíveis no mercado, analisar as características de cada modelo, e entender qual cobertura se adequa melhor às suas perspectivas.

 

Além de proporcionar segurança, o telhado também pode garantir conforto acústico e térmico, sem contar que ele é um elemento que compõe a estética do espaço. Entre os principais tipos de telhado aplicados em construções estão: telhado de cerâmica, concreto, cobertura abre e fecha, entre outros.

 

Que tal conhecer melhor cada um desses modelos? Continue a leitura do artigo abaixo e descubra as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de telhado. Boa leitura!

 

Telhas de cerâmica

 

É um dos modelos mais comuns de telhado. Ao caminhar por uma rua, não é difícil encontrar uma casa que possua telhas de cerâmica instaladas. Isso porque, elas proporcionam proteção tanto ao frio quanto ao calor, devido ao material isolante térmico https://tecnoteto.com.br/produtos/coberturas-mistas/item/telhado-retratil.

 

Também, as telhas de cerâmica oferecem isolamento acústico, sendo uma boa opção para projetos residenciais. Conhecidas como “telhas de barro”, elas podem ser naturais ou esmaltadas, a última opção, no entanto, possui uma maior durabilidade.

 

Os modelos cerâmicos podem variar de acordo com o design e suas características. Entre os diferentes tipos de telha cerâmica, podemos citar:

 

  • Romana
  • Americana
  • Colonial
  • Portuguesa
  • Italiana
  • Francesa
  • Outras

 

Enquanto a telha romana possui um design mais sofisticado, a colonial é caracterizada pela facilidade de instalação e pela ótima vazão de água. Por sua vez, a telha americana apresenta boa estabilidade e é considerada mais refinada.

 

Cobertura móvel

 

A cobertura móvel é uma das opções mais promissoras do mercado e com ótimo custo-benefício. Caracterizado pela sua versatilidade, o modelo abre e fecha é controlável e garante um visual sofisticado ao ambiente.

 

Com ele, não é necessário se preocupar com dias de chuva ou de calor intenso, já que a estrutura consegue regular a entrada de ar e dos raios solares. Sendo assim, é possível aproveitar o dia, independentemente do clima, já que a cobertura abre e fecha proporciona proteção e praticidade.

 

O modelo pode ser aplicado em diferentes projetos, em imóveis residenciais, empresariais e comerciais, ou seja, é um tipo de telhado ideal para todos os casos (já que também não é considerado como área construída). Há diferentes materiais que compõem esse teto abre e fecha, como a cobertura de policarbonato e em alumínio.

 

Cobertura de policarbonato

 

A cobertura de policarbonato possui alta resistência a impactos, 250 vezes a mais que o vidro e 30 vezes a mais que o acrílico, isso indica que a estrutura garante proteção contra atos de vandalismo, entre outros riscos.

 

Com alto nível de transparência, o telhado de policarbonato permite visualizar o ambiente externo, além de promover um local mais iluminado. Mas não é só isso. A cobertura também protege contra os raios ultravioleta, ou seja, é possível desfrutar de um dia ensolarado, sem se preocupar com a ação do Sol.

 

Cobertura de alumínio

 

Já a cobertura de alumínio é capaz de bloquear a luz solar, mantendo o ambiente fresco e escuro, com uma temperatura amena. Além disso, o telhado abre e fecha de alumínio também protege contra a chuva e outras ações climáticas. Tudo isso, com um baixo nível de ruído, o que traz mais conforto para o espaço.

 

O alumínio é um material leve, resistente e que possui propriedades físicas e mecânicas. A cobertura composta de alumínio também oferece uma otimização do ambiente, além de um visual moderno.

 

Outra opção de telhado abre e fecha são as coberturas mistas, feitas a partir da combinação de policarbonato e alumínio. A principal vantagem desse tipo de cobertura é a manutenção das características dos dois materiais, pois, a cobertura mista consegue aproveitar a luz solar, e ainda, preservar o clima arejado e agradável do local.

 

Conclusão

 

Como você viu, há diferentes tipos de telhado com alta qualidade e tecnologia no mercado. São muitas as opções de coberturas, sendo assim, vale a pena pesquisar outros modelos como telhados de concreto, telhado retrátil, telhado verde, entre outros.

 

Outro ponto importante é prezar por empresas com qualidade comprovada na hora da compra. Busque por referências, indicações e, se possível, faça uma visita a empresa que você tem interesse. Trabalhar com uma equipe qualificada e com experiência no seu projeto vai lhe poupar dores de cabeça.

 

Por fim, escolha a opção que melhor atende às suas necessidades e expectativas, seja um telhado abre e fecha, uma cobertura de alumínio ou outro produto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Related Post